quarta-feira, 30 de setembro de 2009

V Mostra do Animal de Estimação


O Parque da Cidade de Loures vai acolher, nos dias 4 e 5 de Outubro, entre as 10 e as 18 horas, a V Mostra do Animal de Estimação. 
Durante a iniciativa será possível a adopção de animais de estimação, assistir às demonstrações de treino canino, obediência e agility, fazer passeios a cavalo e tosquias aos animais. Os mais pequenos terão acesso a diversos ateliers e outras surpresas. 
A não perder.

Loures "City Bike Tour" - 3 de Outubro



A cidade de Loures vai receber, no dia 3 de Outubro, no Parque da Cidade, o City Bike Tour. O primeiro percurso é destinado a crianças até 12 anos e terá o seu início pelas 15 horas. O segundo percurso, aberto a todos com idade superior a 12 anos, começará às 16 horas, com partida e chegada no Parque da Cidade, passando pelo Infantado e com retorno junto ao Palácio dos Arcebispos, Santo Antão do Tojal. 
As primeiras 120 inscrições têm direito a bicicleta, cedida pela Câmara Municipal de Loures (a devolver no final).
Todos os participantes receberão um Kit composto por capacete, mochila, T-shirt e medalha.
Inscrições e informações no Gabinete de Turismo, Pavilhão de Macau, Praça da Cidade, Loures
mais informações em
http://www.cm-loures.pt

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ESCOLA EB1/J1 DE LOURES - BIBLIOTECA

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Engº Carlos Teixeira, vai proceder à inauguração da Requalificação e Ampliação da Biblioteca da Escola EB1/JI de Loures, no dia 30 de Setembro, pelas 11 horas, na Rua Maria Lamas, Urbanização das Urmeiras, em Loures.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - RESULTADOS NA FREGUESIA DE LOURES

O Partido Socialista foi o mais votado em todas as 26 mesas que compõem a Freguesia de Loures. Com uma percentagem média de 38%, menos 1% que a média do Concelho, mas mais 1,5 % que a média nacional (36,5%), O PS na Freguesia de Loures teve o maior número de votos (5.194) em relação às outras Freguesias do Concelho. O PSD foi o segundo partido mais votado (3,110 - 22%), a CDU o terceiro (1.547 - 11%), o CDS/PP o quarto (1.437 - 10,5 %) e o B.E. o quinto (1.415 - 10,3%). De referir que a maior percentagem de votação no PS verificou-se na mesa de Montemor, com 47%, seguindo-se a Mesa da Murteira, com 46%. A melhor votação no PSD foi nas mesas 1 e 2 (Loures), com 29% cada. Já a CDU obteve a melhor percentagem na mesa do Barro, com 14,5%. O CDS conseguiu 21 votos da totalidade de 141 votantes, na mesa 8 (última dos BVL) que lhe conferiu a melhor percentagem, 15%. Por último, o B.E. conseguiu 17,5% na mesa 25, Mealhada, mercê dos 88 votos, da totalidade de 225.  

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PISO SINTÉTICO DO GRUPO SPORTIVO DE LOURES


O campo de jogos do Grupo Sportivo de Loures tem um novo piso de relva sintética que vai ser ianugurado pelo Presidente da Câmara de Loures, Engº Carlos Teixeira e pelo Presidente da Direcção do GSL, Dr. Cristiano Malvas Esteves, no próximo Sábado, dia 26 de Setembro, pelas 16 horas. 

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CENTRO ESCOLAR EB1/JI DA FONTE SANTA



O Presidente da Câmara Municipal de Loures, engº Carlos Teixeira, vai inaugurar, na próxima Terça-feira, dia 15 de Setembro de 2009, pelas 11 horas, o Centro Escolar - EB1/JI da Fonte Santa, na freguesia de Loures. O edifício localiza-se na Rua Nossa Senhora da Assunção, Fonte Santa, Loures.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

IV Encontros com a MÚSICA CLÁSSICA


A Junta de Freguesia de Loures promove o IV Encontro com a Música Clássica, a realizar na Igreja Matriz de Loures, aos Sábados, às 17 horas, a partir de 19 de Setembro de 2009, com o seguinte programa:
19 de Setembro: Recital Especial - 4 violinos, 2 violas de arco, 2 violoncelos e 1 cantor.
26 de Setembro: Recital - Carlos Guilherme & Sofia de Castro. (Sofia de Castro - Soprano; Carlos Guilherme - Tenor; Armando Vidal - Piano.
3 de Outubro: Recital - À volta da dança - António Saiote (clarinete), Iwona Saiote (Flauta), Constantin Sandu (piano).
Entrada livre

GRIPE A

Loures vai ter um serviço de atendimento de urgências para a gripe A, a funcionar no edifício onde esteve instalado o CATUS de Loures. 
As obras de adaptação correm a bom ritmo,  esperando-se a sua inauguração muito em breve.

HOSPITAL DE LOURES - FINALMENTE

Hoje, dia 11 de Setembro, foi assinado, finalmente, o protocolo de adjudicação da construção do Hospital de Loures e feita a sua apresentação pública, em cerimónia que teve lugar nos terrenos cedidos para o efeito pela Câmara Municipal de Loures. A referida cerimónia foi presidida pela ministra da saúde, Ana Jorge e pelo presidente da Câmara M. de Loures, Carlos Teixeira.

A obra poderá começar a ser construída desde já, prevendo-se a abertura do Hospital em 2012.

O consórcio para o programa (CONSIS - Consórcio Internacional de Saúde) está consituído da seguinte forma: Operação clínica: Espírito Santo Saúde e Asklepios Kliniken; Construção hospitalar: Mota-Engil e Opway; Manutenção hospitalar: Dalkia, Energia e Serviços; Montagem e financiamento de projectos estruturados em project finance: Banco Espírito Santo.
Área de influência: Concelhos de Odivelas e Sobral; Freguesias do Concelho de Mafra: Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro; Freguesias do Concelho de Loures: Loures, Camarate, Bucelas, Unhos, Apelação, Stº Antº Cavaleiros, Stº Antão do Tojal, São Julião do Tojal, Fanhões, Lousa e Frielas, abrangendo cerca de 272.000 habitantes.
Cuidados médicos a prestar, correspondentes às seguintes especialidades: MÉDICAS: Cardiologia, Dermato-venerologia, Doenças infecciosas, Endocrinologia, Gastrenterologia, Imunoalergologia, Medicina Interna, Nefrologia, Neurologia, Oncologia Médica, Pediatria, Pneumologia, Psiquitria e Psiquiatria da Infância e Adolescência, Reumatologia; CIRÚRGICAS: Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Obstetrícia/Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Urulogia; DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA: Anatomia Patológica, Anestesiologia, Imunohemoterapia, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Nuclear, Patologia Clínica, Radiodiagnóstico (TAC, Ressonância Magnética, Ecografia), Litotrícia, Coronariografias de angioplastias.

Capacidade Instalada e Actividade Anual Prevista: Internamento (424 camas, 24.000 episódios de internamento); Consulta Externa (44 Gabinetes, 245.000 consultas); Cirurgias 8 salas de Bloco Operatório (11.400 cirurgias - 50% de ambulatório); Hospital de Dia Médico (inclui Oncologia e Diálise), Pediátrico, Psiquiátrico (24.000 sessões); Urgências: Geral, Obstétrica/Ginecológica, Pediátrica (126.000 atendimentos de urgência).

Investimento: construção e manutenção € 135 milhões; em equipamento € 45 milhões.
Área total do lote: 166.000 m2; área de implantação: 19.233 m2; área bruta de construção do hospital; 63.241 m2; lugares de estacionamento: 1.270 (254 subterrâneos / 1,016 exteriores).

URGÊNCIA BÁSICA

O Serviço de Urgência Básica (SUB) Lisboa Norte já funciona, 24 horas por dia, a 1.500 metros do centro da cidade de Loures, mais concretamente no edifício do Centro de Saúde de Santo António dos Cavaleiros, Av. Carlos de Andrade.
A inauguração teve lugar no dia 09/09/09, com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira e Presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Adalberto Campos Fernandes.
O SUB conta com uma equipa de cerca de 90 profissionais, funcionando em sistema de turnos e dispõe de meios complementares de diagnóstico, nomeadamente análises e radiografias.
  
Telefone: 21 989 78 25                    Fax: 21 989 78 27

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Inauguração do Complexo de Piscinas Municipais de Loures

Este novo complexo desportivo será inaugurado no dia 2 de Setembro de 2009, às 19h00, pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Engº Carlos Teixeira.
A cerimónia contempla um espectáculo realizado por alunos da GESLOURES (natação sincronizada e danças orientais) e pretende assinalar a reabertura das piscinas e oficializar o início da próxima época desportiva.
Principais obras:
Remodelação geral (entrada, instalações de pessoal, vestiários, balneários, antiga rouparia, bar e arranjos exteriores, piscina desportiva e piscina de aprendizagem e área técnica);
- Construção de bancada e de nova cobertura na piscina desportiva;
- Construção de piscina terapêutica (única no concelho);
- Renovação das redes e instalações especiais inerentes às Águas e Esgotos, à Climatização, Aquecimento e Ventilação, ao Tratamento deÁgua das Piscinas, às instalações eléctricas, de Telecomunicações e de Segurança Integrada.
Com este investimento, na ordem dos três milhões e cem mil euros, a Câmara pretende garantir aos utentes uma oferta de maior e melhor qualidade, tanto a nível de instalações, como de novas valências.
Actualmente, as Piscinas Municipais de Loures oferecem aos utentes da GESLOURES a possibilidade de praticarem natação, hidroginástica, aquafitness, fisioterapia e actividades de grupo no ginásio (pilates, ioga, judo, localizada, tai-chi, danças orientais, entre outras). A piscina terapêutica destina-se à prática de hidroterapia, dando resposta a terapias medicinais de recuperação ou manutenção (estímulo da circulação sanguínea, AVC, PARKINSON, ALZHEIMER, pós-cirurgias), à adaptação ao meio aquático para bebés e crianças (entre os 3 meses e os 6 anos) e às aulas de pré e pós-parto.