A ter lugar nos meses de Fevereiro, Abril, Junho, Outubro, Novembro e Dezembro, com uma extensão aproximada de 12 Km, realizada em circuito, com partida e chegada ao mesmo local, destina-se aos caminheiros que estão a iniciar esta actividade, aos que queiram levar a família ou mesmo àqueles que queiram apenas manter uma prática física mais regular. O grau de dificuldade é fácil/médio de acordo com as características dos percursos.
Inscrições para a Divisão Dinamização Desportiva através do Telefone 219848739 ou para o endereço divisaoddesportiva@cm-loures.pt até 5 Fevereiro para a 1.º Percurso, 16 de Abril para a 2.º Percurso, 4 de Junho para o 3.º Percurso, 22 de Outubro para o 4.º Percurso, 19 de Novembro para o 5.º Percurso e 3 de Dezembro para o 6.º Percurso.
1.º Percurso Manhãs de Loures
Manjoeira - Manjoeira 7 de Fevereiro de 2010
Descrição: Concentração junto ao Restaurante Solar dos Pintor, n(acesso à Manjoeira por À das Lebres ou pela Rotunda de St Antão do Tojal virando à esquerda para Pintéus, pelas 9H00 horas com passagempelo Alto das Toracas, subida pela margem direita da Ribeira de Casaínhos, num trilho magnífico com vista para a ribeira e as suas cascatas, até entroncar num caminho antigo e subir para o Alto da Fontainha, local onde se pode observar uma vista soberba sobre o Vale de Loures, o estuário do Tejo e a Serra da Arrábida, continuar progressivamente a subir até ao Alto dos Matinhos e começar finalmente a descer para a Manjoeira, onde devemos chegar por 13H00.
2.º Percurso Manhãs de Loures
Infantado – Infantado 18 de Abril de 2010
Descrição: Concentração junto à entrada do Parque Verde do Shopping Loures pelas 9H00 com passagem por Frielas (visita guiada à Vila Romana de Frielas), Alto da Apelação, Foz do Trancão, Unhos e de novo de volta ao Shoping de Loures por volta das 13H00.
3.º Percurso Manhãs de Loures
Loures - Loures 6 de Junho de 2010
Descrição: Partida pelas 9H00 no Parque da Cidade em Loures, subida em direcção a St António dos Cavaleiros, com passagem pela Mealhada.
No Planalto de St António dos Cavaleiros iremos em direcção ao Palácio do Correio-Mor, o monumento mais emblemático do Concelho de Loures, para se continuar a subir em direcção a Montemor, local onde iremos visitar a Capela da Nossa Senhora da Saúde.
Depois do alto iremos descer até Loures com passagem pelo Pinheiro de Loures e pela casa do Adro.
Um percurso com pontos de interesse patrimoniais bastante interessantes e paisagens bem bonitas, com chegada ao parque da Cidade prevista para as 13H30.
4.º Percurso Manhãs de Loures
Bucelas - Bucelas 24 de Outubro de 2010
Descrição: A partida está prevista para as 9H00 junto à Escola EBI de Bucelas e com a chegada pelas 13H30 no mesmo local.
O percurso terá a extensão de 12 Km com um grau de dificuldade médio/baixo, percorrendo a magnífica zona de Bucelas, terra do bom vinho e belas paisagens campestres, com passagem pelo Trilho do Boição, visita ao Museu Etnográfico da Bemposta, subida para a Serra da Alrota, com passagem pelo renovado Fortim da Alrota, seguindo pelo vale do Boição, uma das mais bonitas paisagens do Concelho de Loures e finalmente a chegada a Bucelas.
5.º Percurso Manhãs de Loures
Salemas – Salemas 21 de Novembro de 2010
Descrição: Partida pelas 9H00 de Salemas (Junto a Montachique) com chegada prevista para 13H30 ao mesmo local.
Saída em direcção à Gruta e Anta de Salemas, descida para Ponte de Lousa, subida ao Penedo do Gato (visita à Gruta do Penedo do Gato), descida para o Vale do Rio de Loures, subida para Fontelas, passagem pela Anta de Salemas, descida pela encosta da Saúde até à Ribeira de Lousa e finalmente subida para Salemas.
Um percurso com algum acidente de relevo, mas muito bonito e natural.
6.º Percurso Manhãs de Loures
Pintéus – Pintéus 5 de Dezembro de 2010
Descrição: Partida pelas 9H00 junto ao Palácio de Pintéus, subida em direcção à Central de Fanhões, descida para a estrada de Bucelas, passagem sobre o Rio Trancão, subida para o Zambujal, voltar de novo em direcção à Central de Fanhões e finalmente a chegada a Pintéus.
Um percurso com algum acidente de relevo, mas muito natural e com óptimos vistas sobre o Vale do Tejo e Arrábida.