quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TINTURARIA NATURAL


Porque no Departamento de Atividades Económicas e Turismo da Câmara Municipal de Loures defendemos e acreditamos na recuperação e revitalização do setor primário, bem como, na importância da educação para a preservação do património material e imaterial, a Área de Apoio à Agricultura Sustentável, em parceria com a AGROBIO, irá promover a realização, no próximo sábado, do Workshop de Tinturaria Natural.


Através deste workshop, conduzido pela artesã e munícipe Guida Fonseca, que conta com mais de trinta anos de experiência nesta temática, poderá ficar a conhecer a vasta biodiversidade associada ao universo das plantas tintureiras e aos têxteis orgânicos (linho, algodão, lã, seda, alpaca, mohair, cachemira...). Poderá ainda experimentar fiar e tecer transformando fibras em fios.

Passando pelo cardar e terminando no tear, de forma autêntica e com respeito pelo que é natural, esta será mais iniciativa que, a par de outras, como o mercado AGROBIO de Loures, concorrem para divulgar e dinamizar no concelho as atividades económicas geradas pelo modo de produção biológica, contribuindo para a adoção de estilos de vida responsáveis, para a promoção da saúde dos munícipes, e para a sustentabilidade no território de Loures.

O Workshop, dirigido ao público em geral, é de participação gratuita, e terá lugar no próximo dia 24 de Novembro de 2012, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre as 09h00 e as 13h00.

Para garantir o seu lugar, e uma vez que a participação está limitada à lotação da sala, convidamo-lo a efetuar a sua pré-inscrição, preenchendo o formulário anexo, e enviando-o para ddepe@cm-loures.pt.

Estamos certos de que esta será uma oportunidade única de (re)aprender e (re)valorizar saberes de antigamente.

Esperamos por si!

- Veja aqui o programa e ficha de inscrição:

http://gesdoc/egov/intranet/default.aspx?module=AnexoLink&ID=2795

Sem comentários: